Conte com a Rubi Odonto, clínica de odontologia em Santo André, para manter sempre seu melhor sorriso com nossos serviços de prevenção. Nossa equipe, formada e com especialização pela Universidade de São Paulo, aliada ao uso de materiais de alta qualidade, são a garantia do nosso trabalho sério, responsável e cuidadoso.
Para saber mais sobre nossos serviços de prevenção continue lendo este texto.
A prevenção odontológica é essencial para evitar a aparição de novos problemas bucais, bem como pra aumentar a vida útil dos tratamentos já realizados. Os dentes, quando polidos e restaurados, demorarão bem mais para serem substituídos ou de necessitarem passar por novo tratamento.
Além de manter a limpeza dos dentes e aplicação do flúor em dia, com a prevenção é possível intervir nos problemas dentários assim que eles surgirem, minimizando danos e fazendo com que o paciente se recupere bem mais rápido dos tratamentos realizados.
Sem falar que prevenção é sempre mais barata que o tratamento, e como diz o ditado: é sempre o melhor remédio.
Com esses cuidados os dentes e também as gengivas estarão com a saúde sempre em dia.
Recomenda-se que a primeira visita ao dentista aconteça nos primeiros meses da gestação, para que a futura mamãe receba algumas orientações em relação a sua higiene bucal que podem interferir diretamente em seu pré-natal e até mesmo causar parto prematuro. Após após o nascimento, recomenda-se a visita ao dentista assim que surgir os primeiros dentinhos de leite do bebê. Com isso o dentista já pode transmitir aos pais as orientações corretas de como cuidar da saúde bucal da criança.
As visitas ao dentista, a partir de então, deverão acontecer de 6 em 6 meses, evitando-se assim futuros problemas sérios com os dentes.
Os principais problemas que podem ser evitados ou minimizados com uma boa prevenção odontológica são:
A cárie dentária se desenvolve a partir da placa bacteriana que se acumula na superfície dos dentes. Esse acumulo, que geralmente acontece entre os dentes, se dá por conta de uma limpeza inadequada, sem o uso do fio dental.
Onde a placa bacteriana se acumula, ocorre o metabolismo dos resíduos de alimentos que produzem um ácido que desmineraliza os dentes.
No início, a cárie pode passar desapercebida e se diagnosticada e tratada precocemente (com restauração ou acompanhamento) não causará maiores problemas. Mas com o passar do tempo vai atingindo as camadas mais profundas dos dentes, chegando até a polpa dentária. Nesse estágio as bactérias já estão dentro do nosso corpo e todo o nosso mecanismo de defesa passa a trabalhar. Então, a cárie pode evoluir para infecções mais sérias, podendo até causar a perda do dente afetado.
O tártaro ou cálculo dental também se desenvolve a partir da placa bacteriana que se acumula sobre os dentes. Porém, ao invés dessa placa produzir o ácido que gera a cárie, ela se transforma numa crosta dura devido aos minerais que estão presentes em nossa saliva.
A tendência a formação do tártaro varia de acordo com a genética dos indivíduos e tende a aumentar com a idade. Assim, quanto mais velhos ficamos, maior a tendência de termos a formação do tártaro.
Quando não removido o tártaro penetra na gengiva, causando sangramento, o amolecimento dos dentes e até a perda dos mesmos.
Segundo estudos, atualmente, no mínimo 7% dos tumores malignos que afetam a população mundial estão localizados na boca. Já no Brasil, essa taxa pode chegar a 10%, sendo que 50% dos indivíduos atingidos pela doença morrem e outros ficam com graves sequelas.
A dificuldade de tratamento se dá quando o diagnóstico é tardio. Um tumor de lábio com 1 cm tem 95% de chance de ser curado.Porém se tiver 2 cm, esta chance baixa para 50%.
E o dentista é o profissional mais qualificado para perceber e diagnosticar o câncer bucal. Por isso tão importante a frequência semestral ao consultório dentário.
Outros problemas que podem ser evitados com uma boa prevenção:
Fazem parte da prevenção tratamentos como profilaxia, aplicação de flúor e aplicação de selante.
A raspagem do cálculo dental, o “tártaro” faz parte do tratamento periodontal que deve ser associado ao tratamento de prevenção. Trabalhamos com o aparelho de ultrassom para remoção do tártaro. E isso torna o tratamento de raspagem mais rápido e eficiente.
Ficou interessado no tratamento? Marque sua avaliação e venha conversar com a gente.
Possuímos horários flexíveis e fácil acesso!
Copyright © Rubi Odonto - 2024 - Todos os direitos reservados.
Algumas imagens podem ser marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
| Versão do site: 2.0.0 | Relatar erro