contato@rubiodonto.com.br // (11) 95385-9973 Rua Oratório, 1469, Sala 01 Parque das Nações, Santo André, SP

Como é o processo de esterilização realizado na clínica?

Como é o processo de esterilização realizado na clínica?

Não é só o Coronavirus que merece nosso cuidado, a negligência a boas práticas de esterilização e limpeza em ambientes de saúde podem transmitir diversas doenças. 

Em tempos de pandemia, onde lembramos a  todo instante de lavar as mãos, passar álcool nas superfícies e redobrar os cuidados com a nossa saúde, nos atentamos muito mais a higiene dos locais que frequentamos.

A Rubi Odonto, dentista em Santo André, leva muito a sério a sua saúde e quer tratar você e sua família com responsabilidade e respeito.

O primeiro passo primordial pra isso é oferecer um local limpo com a segurança de que todos os materiais e superfícies passaram por correto processo de descontaminação.

Para isso, viemos explicar como são os passos da esterilização dos materiais:

1. Descarte

Descartamos todos os materiais de uso único por paciente(como sugadores e pérfuro cortantes) em lixo especial;

2. Descontaminação

Os materiais metálicos ou plástico autoclaváveis passam por uma descontaminação com uma solução contendo hipoclorito e pré lavagem manual para tirar as sujidades maiores;

3. Lavadora ultrassônica

Em seguida, colocamos os materiais em uma lavadora ultrassônica, juntamente com uma solução de água e detergente enzimático, próprio para promover uma limpeza profunda dos instrumentais médicos.

Dessa forma, equipamentos de lavagem por Ultra-Som auxiliam na limpeza de peças ou partes, removendo sujeira e impurezas da superfície e das reentrâncias minúsculas e profundas que nenhum outro sistema, manual ou mecânico, conseguiria limpar.

Além disso, a constante limpeza por ultra-som faz com que a infecção hospitalar causada pelos instrumentos mal lavados desapareça e prolonga a vida útil dos instrumentos. Assim, o processo de limpeza por ultra-som é o método mais rápido, eficiente, econômico e higiênico.

4. Secagem

Secamos os materiais com toalhas absorventes descartáveis e eles ficam prontos para embalagem.

5. Organização

Organizamos e embalamos os kits e brocas em um papel especial chamado papel grau cirúrgico. Esse tipo de papel tem um indicador químico de esterilização na lateral que nos informa se o material está ou não estéril. O indicador químico muda de cor após o processo de esterilização, fornecendo informações sobre a qualidade do processo.

Esterilizacao

Por isso, é extremamente importante selar os materiais nesse tipo de papel para termos certeza de que a esterilização foi efetiva. Após abrirmos, precisamos descartar o papel obrigatoriamente.

Ele não pode ser reutilizado em hipótese alguma, pois foi fabricado para uso único e o indicador de qualidade já terá sido violado.

6. Autoclave

Acomodamos os materiais na autoclave para autoclavagem e aguardamos cerca de 40 minutos para a realização do ciclo.

A estrutura da autoclave permite que o processo de esterilização ocorra por meio de alta pressão e vapor, matando microrganismos, incluindo vírus e bactérias perigosos e todas as suas formas de esporos.

Nós da Rubi Odonto, dentista em Santo André – SP, acreditamos que a transparência e as boas práticas da Odontologia é a primeira parte primordial para oferecer um tratamento com qualidade e respeito a nossos pacientes.

Agende sua consulta! Clique aqui para enviar uma mensagem por WhatsApp.


Agendamento via WhatsApp