A Odontologia é sem dúvidas uma área da saúde que vem agregando muita tecnologia ao seu dia a dia para suprir a necessidade estética e funcional dos pacientes de forma rápida e eficaz sendo uma delas o implante dentário.
Até pouco tempo não havia tantos recursos para reabilitar um ou mais dentes perdidos de forma fixa, sendo necessário desgastar dentes, sadios, adjacentes a perda que serviam como pilares de sustentação para as famosas próteses fixas, ou recorrer as próteses móveis que podem gerar desconforto, baixa estética e atrapalham a qualidade de vida do paciente.
Os implantes dentários vieram para superar todos esses desafios do passado, fornecendo ao paciente alta durabilidade, resistência e conforto sem qualquer prejuízo aos dentes adjacentes.
É uma grande ilusão pensar que uma perda dentária não faz diferença, muitas pessoas pensam “porque é aquele dente lá do fundo que ninguém vê”, acabam por negligenciar essa ausência, quando vão a consulta de rotina no dentista descobrem uma movimentação dentária afim de fechar aquele espaço.
Em conclusão isso ocorre, pois a mastigação e função ficam parcialmente comprometidas e os dentes adjacentes movimentam-se para fechar este espaço, podendo ficar inclinados, girados, mal posicionados e com perdas ósseas consideráveis.
Vamos esclarecer algumas dúvidas frequentes sobre implantes:
O implante é uma estrutura de titânio completamente compatível com o nosso organismo, que visa substituir a raiz do dente que foi perdida, ele possui em sua extremidade um encaixe para futura prótese.
Consideramos então dois procedimentos:
O tempo médio da cirurgia para instalação de um implante é de 20 a 30 minutos. No entanto a fase protética é realizada de 45 dias a até 6 meses após a cirurgia (depende da marca do implante utilizado e de algumas características ocorridas durante a cirurgia, que serão levadas em consideração).
Em conclusão, geralmente são realizadas em 3 ou 4 consultas de 45 minutos cada.
Não. A cirurgia é bem tranquila e rápida, é feita com anestesia local e o paciente estará liberado logo em seguida.
O pós operatório costuma ser tranquilo, mas isso só ocorre quando o paciente segue todas a recomendações pós operatórias, sendo as principais:
Além destas outras recomendações serão fornecidas ao paciente antes e após a cirurgia.
A taxa de insucesso gira em torno de 5%, sempre existe o risco, porém ele é baixo e fazendo as recomendações pós operatórias de forma rigorosa, incluindo o uso correto das medicações prescritas dificilmente ocorrerá a perda.
A longo prazo, os implantes se não forem bem higienizados podem sofrer o mesmo processo infeccioso que leva a perda de dentes(periodontite), só que dessa vez é chamada de periimplantite.
Portanto é fundamental que o paciente receba toda orientação para manutenção de seu implante. Acima de tudo execute e mantenha excelentes hábitos de higiene.
O implante dentário varia muito de preço dependendo da marca utilizada e do profissional, o valor médio de mercado é de 2.500 a 4.500 reais. Trabalhamos com implantes importados e nacionais. Cada caso tem sua indicação específica.
Se pensarmos em custo benefício pela durabilidade e conforto, certamente os implantes ganham de qualquer outro procedimento reabilitador, se bem cuidados são pra toda vida.
A Clínica Rubi Odonto tem uma equipe capacitada formada pela USP e disposta a oferecer o melhor tratamento para você, buscando sempre a excelência e satisfação dos pacientes. Confira no Google as nossas avaliações.
Copyright © Rubi Odonto - 2025 - Todos os direitos reservados.
Algumas imagens podem ser marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
| Versão do site: 2.0.0 | Relatar erro